ACÚSTICA ARQUITETÔNICA – I
Hoje existe uma crescente preocupação e interesse com a qualidade do conforto acústico dentro das igrejas, alguns anos atrás, o enfoque era com a aparência externa, o impacto visual que a edificação causaria, e a acústica era relegada ao último plano ou totalmente esquecida. Em Rm. 10:17 lê-se: ´´De sorte que a fé é pelo ouvir e o ouvir a palavra de Deus``. Mas como ouvirão se não há inteligibilidade nas palavras devido a má qualidade acústica de alguns templos?

A acústica tem vários seguimentos, um deles é a Acústica Arquitetônica que trata sobre a qualidade sonora nos ambientes construídos como teatros, templos, auditórios, cinemas, salas de espetáculos e outros edifícios. A Acústica Arquitetônica ocupa-se de duas áreas específicas: defesa contra o ruído e controle de som dentro do ambiente. Defesa contra o ruído é o isolamento dos sons indesejáveis que devem ser eliminados, são ruídos externos que interferem dentro do ambiente. O controle de som dentro do recinto tem como objetivo uma boa audição, neste caso a preocupação é a absorção e isso está ligado ao uso de materiais, a forma e dimensão do local.

O som é uma sensação particular que é captada pelo ouvido humano através de uma vibração, a maneira normal desse som chegar ao nosso ouvido é pelo ar. Em ambiente onde a acústica não se encontra adequada a pessoa pode sentir algum desconforto, como perda de concentração, dor de cabeça, e outros distúrbios físicos. Um ambiente acusticamente tratado fará com que a pessoa tenha o mínimo de esforço fisiológico em relação ao som, isto trará ao indivíduo sensações agradáveis e de bem estar, uma melhor concentração na atividade que ele está desempenhando.
Todo e qualquer ambiente fechado destinado a transmissão de mensagens através da voz ou música é chamado de sala acústica.

O templo se enquadra dentro desta categoria podendo ter boa acústica ou ser deficiente neste aspecto. Durante a elaboração do projeto arquitetônico a acústica é um elemento que necessita estar presente nesta fase porque a geometria do espaço, posição do palco e materiais de acabamento influirão no bom desempenho acústico. A intervenção na obra concluída para solucionar os problemas acústicos além de não permitir soluções eficazes, aumenta consideravelmente o orçamento da obra.

Vale ressaltar que confunde-se o sistema de amplificação sonora com acústica arquitetônica, o primeiro é um complemento e não um substituto da acústica.

Desse modo o conforto acústico só pode ser obtido graças a uma atenção constante do profissional envolvido no projeto que levará em conta as propriedades acústicas dos materiais empregados, a forma e tamanho do local.